Aulas de Capoeira

Nossas aulas de Capoeira são acessíveis a todos (a partir de 5 anos), sem capacidade física particulare. O objectivo e disfrutar sem pressão mas com motivação e prazer. Você pode experimentá-lo gratuitamente em qualquer época do ano a partir do dia 2 de setembro.

Macieira de Cambra
(3 km de Vale de Cambra)

Crianças (5-11 anos)

Segunda e seixta feira

18h00 – 19h00

Adultos iniciantes

Seixta feira

19h00 – 20h15

Endereço da sala :

Casa do povo

Rua da Casa do povo

3730-389 Maciera de Cambra

Rôge
(5 km de Vale de Cambra)

Crianças (5-11 anos)

Terça feira

18h00 – 19h00

Adultos iniciantes

Terça feira

19h00 – 20h15

Endereço da sala :

Centro Civico

EM 550

3730-389 Rôge

Tarifas das aulas de Capoeira

Crianças (5-11 anos) : 15 euros por mes

Adultos (a partir de 12 anos) : 20 euros por mes

Aulas a vontade !  2 aulas gratuitas para experimentar !

Inscrições abertas todo o ano a partir do dia 2 de setembro 2019.

Os Benefícios da Capoeira

Capoeira é muito benéfico para a saúde com uma prática adaptada. Em geral, a capoeira envolve coordenação, flexibilidade, força e equilíbrio. Dependendo da idade, a prática da capoeira trará benefícios específicos, na criança permite o trabalho de lateralização e a precisão dos gestos. Trabalhar em duplas ou em grupo durante o treinamento ajuda a desenvolver relações sociais.Em adolescentes e adultos jovens, a caoeira pode ter virtudes educacionais: permite canalizar a vontade e a energia, enquanto aprende a perder , ganhar (o grande fica pequeno, o pequenino fica grande) e especialmente respeitar seus parceiros e as regras do jogo. Para os quarentenários, permite uma manutenção física.

Finalmente, quando se avança na idade, a prática da capoeira é quase um tratamento para o envelhecimento neurológico e muscular. Nos idosos, a prática da capoeira mantém o equilíbrio e a massa muscular: é um meio de prevenir quedas e até fraturas, inclusive a do colo do útero. 

Estas são as qualidades que a prática da capoeira desenvolve e melhora:

* Resistência: para fornecer a máxima energia durante todo o jogo.

* Agilidade: os movimentos mudam a qualquer momento do directio n.

* Flexibilidade: grandes movimentos dominam na capoeira.

* Velocidade: poder superar o oponente o máximo possível.

* Equilíbrio: para controlar a manutenção do corpo durante movimentos complexos. braços, tronco e pernas ao mesmo tempo.

* Ritmo: o jogo é liderado por música e canções e a velocidade do movimento deve corresponder ao ritmo da música.

Mas o corpo não é o único a atirar. lucrar com a capoeira. O aspecto emocional também ganha ao ajudar a libertar-se da agressão, embora este esporte não encoraje a violência. A capoeira desenvolve o autocontrole e a criatividade.

Ao praticar a capoeira, você irá melhorar:

* sua concentração: sua atenção para os movimentos do oponente deve ser constante

* sua perseverança: o controle perfeito dos tiros vem depois de muita prática

* sua coragem: pouco a pouco, o medo de executar certos movimentos acrobáticos é derrotado.

* sua astúcia: para frustrar o seu adversário por seqüências de movimentos inesperados. 

Capoeira, sendo uma arte marcial muito diversificada e muito completa, permite ao indivíduo melhorar e sua florescer fisicamente, mas também moralmente. Contribuição física Força ou flexibilidade? Força e flexibilidade são dois elementos importantes nesta disciplina, porque muitas técnicas exigem um mínimo de força (equilíbrio das mãos …) enquanto outras requerem mais flexibilidade (ponte …). É possível compensar uma de suas qualidades pela outra, mas a combinação das duas permite a execução de seqüências de movimentos fluidos. Domínio do corpo O indivíduo aprende a controlar seu corpo, pois a capoeira exige certa precisão durante os movimentos, bem como uma atenção especial ao seu ambiente, já que a capoeira é praticada em uma “roda” onde a capoeira deve levar em consideração seu espaço e o ambiente sonoro pontuado pelos instrumentos musicais, as músicas e os aplausos das pessoas que constituem a roda.

Combate ou dança?

Muita gente acha que a capoeira é apenas uma dança, mas a capoeira é principalmente uma luta da cultura africana. Como os escravos eram proibidos de se organizar em grupos (para se rebelar), a única maneira de se expressar através de seus corpos era a dança, que é apenas a ponta do iceberg. Contribuição moral Respeito Como a capoeira vem de escravos que realizaram essa atividade para esconder sua luta em forma de dança, ambos os jogadores sabem que seus tiros podem ser fatais. Assim, o capoeirista deve controlar seus movimentos em relação ao seu parceiro. Deve ainda ser cuidadoso porque ambos têm alguma responsabilidade.

Por exemplo, se o golpe é usado de forma não intencional, ambos são responsáveis porque a pessoa que deu o golpe deve ser capaz de controlá-lo e aquele que foi atingido deve ser capaz de evitá-lo. Não se deve esquecer que a capoeira é um ambiente propício ao contato. Você pode tirar o tiro enquanto controla sua força para não machucar seu parceiro. Criatividade A malícia é uma qualidade muito importante na capoeira. O capoeirista está constantemente tentando desestabilizar seu parceiro para abrir uma brecha. Assim, o capoeirista deve improvisar de acordo com a situação para poder surpreender seu parceiro. Versatilidade O capoeirista também é músico porque é capaz de tocar vários instrumentos